"Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!"

Chegou o verão e as praias, piscinas e parques aquáticos do nosso país convidam-no a ir a banhos... mas lembre-se sempre de que é preciso ter cuidado com os mergulhos. O local onde mergulha pode não ser tão fundo como pensa. O alerta é dado pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral que está a promover uma campanha de consciencialização com o mote: "Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!".

Apesar de os dados mais recentes indicarem uma notória diminuição de vítimas de acidentes de mergulho nos últimos cinco anos, mostrando que a grande maioria são jovens na faixa etária dos 30 anos, do sexo masculino, ainda há muito por fazer, pois a maioria dos acidentes acontecem em períodos de lazer e em piscinas. Este tipo de acidentes são a quarta causa de lesão medular, chegando a atingir até cerca de 20% de todos os casos. A grande maioria destes jovens fica com lesões irreversíveis, como paraplegia ou tetraplegia.

Se vai para um sítio que não conhece, procure avaliar antes o local, perceber onde há mais profundidade, se há rochas, correntes, etc. Deverá mergulhar apenas em locais seguros e conhecidos. Pode até falar com quem costuma frequentar o local e com os nadadores salvadores. E não se esqueça que, com as correntes, o fundo do mar pode mudar de um dia para o outro. Veja sempre se tem água debaixo de água.

Recomendações para um mergulho seguro

Mais vale prevenir do que remediar...Isto não significa que não se possa divertir na água ou até que não possa dar os tão desejados mergulhos! O que é necessário e importante é ter alguns cuidados essenciais:

  • Se mergulhar, dê sempre o primeiro mergulho de pés e nunca a entrar na água primeiro com a cabeça. Todo o cuidado a mergulhar é pouco!
  • Mergulhe sempre com os braços à frente, em extensão, de forma a antever o que se aproxima e a proteger a cabeça e pescoço;
  • Cuidado ainda com as brincadeiras, empurrões e outras acrobacias antes de entrar para a água;
  • Se estiver no mar, antes de mergulhar, "teste" a profundidade entrando progressivamente no mar de pé.

Além de todos estes cuidados, existem algumas situações em que deve mesmo evitar o tão desejado salto para a água:

  • Locais muito altos, pois isto fará com que bata ainda mais fundo;
  • Águas de profundidade desconhecida ou pouco iluminadas;
  • Após consumo de álcool ou outra qualquer substância que altere a função cognitiva ou motora;
  • Não mergulhe de costas ou em corrida - quanto mais impulso der, mais fundo será o mergulho.

Assistiu a um acidente de mergulho...e agora?

No caso de presenciar um destes infelizes acontecimentos, existem alguns procedimentos que poderão minimizar as consequências do acidente:

  • Chame de imediato o 112;
  • Coloque a vítima de barriga para cima para que possa respirar, tentando imobilizar a cabeça em linha com o tronco, mas sem lhe mexer muito! Um passo em falso pode agravar muito o estado de saúde do acidentado;
  • Mantenha sempre a cabeça e pescoço alinhados com a coluna vertebral, numa posição estável, sem movimentos bruscos;
  • No caso de se encontrar numa praia, chame de imediato o salva vidas: ele terá mais competências e formação para imobilizar o corpo da vítima.

Todo este cuidado a mergulhar não significa que fique sem diversão para os dias de sol junto a piscinas, lagos, mar ou lagoas! Divirta-se, mas sempre com a devida precaução, a sua coluna e a sua saúde agradecem. É que, em segundos, quando menos se espera, a vida pode mudar irreversivelmente.

Bons mergulhos!

Consigo pela Saúde de Todos!
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora